Presidente chinês elogia nomeação de Kim Jong-un

O presidente chinês Hu Jintao enviou congratulações ao norte-coreano Kim Jong-un no sábado por sua nomeação como comandante supremo militar, na mais direta mostra de apoio de Pequim ao jovem e inexperiente sucessor do pai Kim Jong-il.

REUTERS

31 de dezembro de 2011 | 13h59

A mensagem de Hu, publicada no website do governo chinês, elogiou a promoção militar do mais novo Kim, que consolidou o status dele como líder máximo da Coreia do Norte.

"Existe uma profunda tradição de amizade entre os povos e as forças militares da China e da Coreia do Norte", disse Hu, de acordo com a mensagem publicada.

"A tradicional cooperação amistosa entre a China e a Coreia do Norte irá certamente se consolidar e se fortalecer constantemente".

A mensagem de Hu foi a última mostra de apoio de Pequim a Kim, cujo país, economicamente desgastado e politicamente isolado, depende fortemente da China, seu único e maior aliado.

A Coreia do Norte anunciou mais cedo no sábado que nomeou Kim Jong-un como comandante supremo militar, dois dias depois que o luto oficial por seu pai terminou.

Tudo o que sabemos sobre:
CHINACOREIAELOGIOKIM*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.