Ed Jones / AFP
Ed Jones / AFP

Presidente chinês Xi Jinping chega à Coreia do Norte para visita oficial

Com duração de dois dias, visita é a primeira de um líder chinês em 14 anos

Redação, O Estado de S.Paulo

20 de junho de 2019 | 01h01

PYONGYANG - O presidente da China, Xi Jinping, desembarcou em Pyongyang nesta quinta-feira, 20, para dar início à visita de dois dias à Coreia do Norte, primeira de um líder chinês em 14 anos, segundo uma rede estatal de televisão.

Acompanhado por sua esposa, Peng Liyuan, e pelo ministro das Relações Exteriores, Wang Yi, o presidente chinês faz a viagem a convite de Kim. Ambos os líderes estão conduzindo suas próprias negociações com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A visita terminará na próxima sexta-feira e é a primeira de um presidente chinês desde 2005. Nos anos recentes, as relações bilaterais foram afetadas, a ponto de a China se somar às sanções internacionais contra Pyongyang por seu programa nuclear.

No entanto, Xi Jinping Kim Jong Un fizeram um esforço pessoal para recompor a relação entre os dois países. Embora o líder norte-coreano esperasse até 2018 para sua primeira viagem à China, o dois se encontraram quatro vezes no ano passado.

Na véspera da viagem, Xi escreveu um artigo na primeira página do jornal oficial da Coreia do Norte, no qual destaca o vínculo  "insubstituível"  entre os dois países. Com sua visita, Xi pode demonstrar que a China ainda tem influência sobre seu aliado da Guerra Fria e desempenhar um papel nos esforços para convencer Pyongyang a abandonar seu programa nuclear.

A viagem ocorrerá uma semana antes da cúpula do G20 no Japão, na qual o presidente chinês e o presidente norte-americano, Donald Trump, participarão. / AFP

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.