Fernando Vergara/AP
Fernando Vergara/AP

Presidente colombiano tem 84% de aprovação após 2 semanas

Juan Manuel Santos supera o índice de popularidade do ex-líder Alvaro Uribe em 10 pontos

Efe

24 de agosto de 2010 | 02h44

BOGOTÁ - O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, após duas semanas de governo, tem uma imagem positiva de 84% da população, e seu encontro com o líder venezuelano, Hugo Chávez, é considerado positivo por 85% dos colombianos, segundo pesquisa divulgada na segunda-feira, 23.

O levantamento, feito pelo Centro Nacional de Consultoria (CNC) entre mil pessoas das 38 principais cidades e municípios da Colômbia e divulgada pelo jornal televisivo "CM&" mostrou que o desempenho de Santos é visto com muito bons olhos pela maioria, e só 6% consideram o início de gestão negativo. Os outros 10% não sabem ou não opinaram.

Os 84% de Santos superam em mais de 10 pontos os índices de popularidade do ex-presidente Álvaro Uribe, que em seus oito anos de governo teve uma imagem positiva que oscilou entre 70 e 80%, o que fez dele o líder mais popular na história recente da Colômbia.

Cerca de 64% dos colombianos afirmaram que os governos de Santos e Uribe são "mais ou menos iguais", 28% acreditam que houve uma mudança real no último dia 7 de agosto, quando a nova administração assumiu, e 8% preferiram não responder.

A pesquisa também quis saber a opinião dos colombianos sobre o encontro do último dia 10 de agosto entre Santos e Chávez na cidade de Santa Marta, norte da Colômbia, para recompor as relações entre os dois países, rompidas durante a administração de Uribe.

No total, 85% das pessoas consideram o encontro positivo para a Colômbia, 8% negativo e os outros 7% não responderam. A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23 de agosto, com uma margem de erro de 3,1%.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.