Erin Schaff / The New York Times
Erin Schaff / The New York Times

Presidente da Câmara dos EUA compara Trump a Nixon

Nancy Pelosi afirma que o antigo presidente ao menos se importava com o país a ponto de deixar o cargo antes de sofrer um impeachment

Redação, O Estado de S.Paulo

17 de novembro de 2019 | 18h17

WASHINGTON - A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, comparou o presidente Donald Trump ao ex-mandatário também republicano Richard Nixon, dizendo que o antigo presidente pelo menos se importava com o país a ponto de deixar o cargo antes de sofrer impeachment.

Ela afirmou a repórteres na semana passada que a pressão de Trump para que a Ucrânia investigasse um de seus potenciais adversários na eleição de 2020 “tornava o que Nixon fez quase parecer pequeno”.

Para Entender

O processo que pode levar ao impeachment de Trump

É possível que o presidente americano seja deposto? Como ficam as eleições americanas de 2020? Fique por dentro dessas questões com este conteúdo especial

Em entrevista à CBS, transmitida neste domingo, 17, Pelosi mencionou a renúncia de Nixon após o escândalo Watergate, envolvendo uma invasão ao escritório do Partido Democrata e a posterior tentativa de “abafar” o caso.

“Quero dizer, o que o presidente fez foi muito pior do que o que Richard Nixon fez, e em algum momento, Richard Nixon se preocupou o bastante com o país para reconhecer que aquilo não poderia continuar”, disse Pelosi ao programa "Face the Nation", da CBS.

Nixon, cujo nome se tornou sinônimo de escândalo e infâmia para muitos americanos, renunciou em 1974, depois que o Comitê Judiciário da Câmara aprovou um processo de impeachment contra ele, antes que a Casa inteira pudesse votar o assunto, e não sofreu efetivamente o impeachment.

Ele é o único presidente da história dos EUA a renunciar ao cargo. / REUTERS

Notícias relacionadas

    Encontrou algum erro? Entre em contato

    Tendências:

    O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.