Presidente da China viaja aos EUA em sua 1ª visita de Estado ao país

Líder passará por Seattle, Washington e Nova York; um dos principais pontos de sua agenda é discutir sobre o uso sustentável de energia

PUBLICIDADE

Atualização:

PEQUIM - O presidente da China, Xi Jinping, viaja nesta terça-feira, 22, aos Estados Unidos para sua primeira visita de Estado ao país, na qual deve passar por Seattle, Washington e Nova York.

O líder iniciará sua visita no litoral oeste, em Seattle, onde ficará até o dia 24. Depois segue para Washington, onde se reunirá com seu colega, Barack Obama, na Casa Branca.

O presidente chinês,Xi Jinping Foto: Kevin Lamarque/Reuters

PUBLICIDADE

Após dois dias na capital, Xi Jinping viajará para Nova York para participar de uma série de atos comemorativos do 70° aniversário da criação da ONU entre 26 e 28 de setembro.

O presidente chinês estará acompanhado de sua esposa, Peng Liyuan, de uma ampla comitiva formada pelo conselheiro de Estado, Yang Jiechi, membros do Politburo, entre outros.

Trata-se da primeira visita de Estado de Xi aos EUA desde que assumiu a presidência da China, em 2013.

Agenda. Um dos tópicos principais da agenda de Xi Jinping é discutir como especialistas dos EUA e da China podem colaborar na campo de energia nuclear, com o uso mais inteligente da eletricidade e tecnologias mais limpas.

A China investiu cerca de US$ 83 bilhões em energia renovável no ano passado, registrando um recorde segundo o Centro de Finanças para Clima e Energia Sustentável da Frankfurt School, na Alemanha. /EFE e ASSOCIATED PRESS

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.