Presidente da Colômbia lidera pesquisas eleitorais

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, ganharia as eleições presidenciais de 25 de maio no segundo turno, segundo pesquisas de intenção de votos divulgadas ontem.

AE, Agência Estado

21 de março de 2014 | 03h40

Pesquisa realizada pela Invamer-Gallup e publicada no jornal El Espectador mostrou Santos com 32,5% dos votos no primeiro turno, com margem de erro de três ponto porcentuais. A pesquisa foi conduzida com 1.200 pessoas em 50 localidades do país entre os dias 13 e 17 de março.

O ex-ministro da Fazenda Oscar Iván Zuluaga, do movimento Centro Democrático, aparece em segundo lugar com 15,6% das intenções de voto. O ex-prefeito de Bogotá Enrique Peñalosa, do Aliança Verde, segue na terceira colocação com 11,3%.

Em um segundo turno, Santos ganharia de todos os rivais com porcentagens acima de 40%. Segundo a lei eleitoral colombiana, para vencer as eleições no primeiro turno é preciso obter 50% dos votos mais um. O segundo turno, se ocorrer, será em 15 de junho.

Apesar da liderança de Santos, na última pesquisa realizada pela Invamer-Gallup, em fevereiro, a intenção de voto era de 34,7%.

Na noite de ontem o canal de televisão RCN também publicou uma pesquisa, conduzida pela Ipsos Napoleón Franco entre 14 e 16 de março com 1.233 pessoas em quase todas as regiões do país.

Santos também aparece na liderança nesta pesquisa, mas com um índice menor: 24% das intenções de voto no primeiro turno, com margem de erro de 2,8 pontos porcentuais. Três candidatos aparecem em empate técnico na segunda colocação, com porcentuais entre 8% e 9%. Santos também venceria todos no segundo turno. Fonte: Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
Colômbiaeleições

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.