Presidente da Irlanda visita Parlamento Britânico

O Reino Unido e a Irlanda superaram a hostilidade e a suspeita que se seguiu desde a sua separação, em 1922, e agora desfrutam de uma relação de respeito mútuo, amizade e cooperação, disse nesta terça-feira o presidente irlandês aos parlamentares britânicos.

AE, Agência Estado

08 de abril de 2014 | 18h58

Higgins falou aos membros de ambas as câmaras do parlamento britânico no primeiro dia de sua visita oficial ao Reino Unido, a primeira de um chefe de Estado irlandês, que retribuiu a ida à Irlanda da Rainha Elizabeth II em 2011, a primeira de um monarca britânico à ilha em um século.

Não é a primeira vez que um presidente irlandês foi ao Reino Unido. O próprio Higgins fez viagens anteriores ao país desde que assumiu o cargo em 2011, mas a visita desta semana é realizada no mais alto nível de formalidade e é extremamente simbólica.

Em seu discurso aos legisladores, Higgins deixou claro que sua mensagem central é de reconciliação depois de séculos de inimizade e desconfiança. O presidente disse que as relações entre os dois países têm melhorado de forma significativa nas últimas décadas e, agora, "alcançou uma proximidade que antes parecia inatingível". Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
IrlandaReino Unido

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.