Luisa Gonzalez/Reuters
Luisa Gonzalez/Reuters

Presidente da Turquia chega à Venezuela

Espera-se que durante a segunda-feira Erdogan participe de diferentes atos protocolares

O Estado de S.Paulo

03 Dezembro 2018 | 02h29

CARACAS - O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, chegou neste domingo à Venezuela na sua primeira visita oficial ao país, para se reunir com seu colega Nicolás Maduro e revisar os acordos de cooperação que existem entre ambos os países.

Erdogan, que visitou o Paraguai e participou da Cúpula do G20 na Argentina, chegou acompanhado da sua esposa, Emine Erdogan, e foi recebido pela vice-presidente Executiva, Delcy Rodríguez; pelo vice-presidente de Economia, Tareck el Aissami; e pelo ministro de Finanças, Simón Zerpa, no Aeroporto Internacional de Maiquetía, que serve Caracas. 

Embora até o momento o Governo venezuelano não tenha revelado as atividades das quais o presidente turco participará, espera-se que durante a segunda-feira Erdogan participe de diferentes atos protocolares, segundo informou o canal estatal "VTV". A Chancelaria venezuelana informou na sua conta no Twitter que a visita de Erdogan é para "fortalecer os laços de irmandade e cooperação".

Além disso, a televisão estatal assinalou que também se espera que surjam novos acordos entre Venezuela e Turquia e "que se revisem" os já existentes para "impactar diretamente o programa de crescimento e prosperidade econômica", impulsionado por Maduro desde agosto passado a fim de combater a crise venezuelana.

O Governo venezuelano considera a Turquia um país aliado, que o ajuda a "romper" o "bloqueio" que assegura ser feito pelos Estados Unidos. Os chanceleres dos dois países, o turco Mevlüt Çavusoglu e o venezuelano Jorge Arreaza, assinaram, em setembro passado em Caracas, acordos para fortalecer as relações diplomáticas. / EFE

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.