Informação para você ler, ouvir, assistir, dialogar e compartilhar!
Estadão Digital
Apenas R$99,90/ano
APENAS R$99,90/ANO APROVEITE

Presidente da Venezuela visita Cuba para estreitar laços

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, chegou a Cuba para fortalecer os laços com o regime comunista da ilha, segundo informações da imprensa estatal cubana divulgadas neste sábado. Maduro, o herdeiro escolhido a dedo para suceder Hugo Chávez, desembarcou em Cuba na sexta-feira em uma visita oficial para reforçar a "aliança estratégica" entre os dois países, disse o jornal Granma. O jornal publicou uma foto do ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, recebendo Maduro no aeroporto.

Agência Estado

27 de abril de 2013 | 12h37

Antes da viagem, Maduro disse que visitaria Cuba para assinar acordos que abrem "uma nova fase de cooperação em saúde, educação e esportes, e para ratificar a aliança estratégica com o governo socialista de Cuba."

Desde a primeira vez que assumiu o cargo, em 1999, Chávez tornou a Venezuela o principal aliado político de Cuba, colaborando econômico com a ilha. Maduro, que é considerado próximo à liderança de Cuba, dá continuidade a essa política.

Venezuela envia cerca de 130 mil barris de petróleo para Cuba a cada dia. O regime de Havana, do presidente Raul Castro, paga, em parte, por meio do trabalho de cerca de 40 mil profissionais médicos e técnicos que formam a espinha dorsal dos programas sociais populares para as pessoas pobres criados por Chávez.

Maduro venceu a eleição venezuelana no dia 14 de abril por uma margem bastante estreita, batendo o candidato de oposição, Henrique Capriles, por 1,8% dos votos. Capriles e seus partidários, no entanto, alegam fraude eleitoral, dizendo que alguns eleitores lançar várias cédulas nas urnas ou mesmo utilizaram cédulas pertencentes a pessoas que já haviam morrido. As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.