Gabinete da Presidência do Irã / AP
Gabinete da Presidência do Irã / AP

Presidente do Irã afirma que ‘belicismo’ americano fracassará

Hassan Rohani adverte ainda que seu país está preparado para reduzir ainda mais o nível de cumprimento do acordo de 2015 sobre seu programa nuclear

Redação, O Estado de S.Paulo

11 de setembro de 2019 | 07h58

TEERÃ - O presidente dos Irã, Hassan Rohani, afirmou nesta quarta-feira, 10, que o "belicismo" americano fracassará e advertiu que seu país está preparado para reduzir ainda mais o nível de cumprimento do acordo de 2015 sobre seu programa nuclear.

"Os americanos têm que entender que o belicismo não joga a seu favor (...) e deve ser abandonado", afirmou Rohani em uma reunião com seu gabinete, informou o governo iraniano em sua conta no Twitter.

"O inimigo nos impôs uma 'pressão máxima'. Nossa resposta é resistir e enfrentá-la", completou o presidente iraniano.

Para Entender

Os detalhes do acordo nuclear negociado em 2015 com o Irã

Teerã e o grupo P5+1 (EUA, Grã-Bretanha, França, Rússia, China mais Alemanha) colocaram fim ao impasse de anos sobre o programa nuclear iraniano

As tensões entre Estados Unidos e Irã, rivais históricos, aumentaram desde a retirada de Washington em maio de 2018 do acordo sobre o programa nuclear iraniano.

O texto, que tinha o objetivo de evitar o acesso do Irã às armas nucleares, foi considerado muito permissivo pelo presidente americano, Donald Trump.

Desde então, Washington restabeleceu duras sanções que asfixiam a economia iraniana. / AFP

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.