AP/Jacques Brinon
AP/Jacques Brinon

Presidente eleito da França promete obter reformas na UE

Emmanuel Macron quebra 48 horas de silêncio e envia vídeo aos militantes de seu partido no Dia da Europa

Andrei Netto, Correspondente / Paris , O Estado de S.Paulo

09 Maio 2017 | 21h23

O presidente eleito da França, Emmanuel Macron, quebrou nesta terça-feira, 9, à noite 48 horas de silêncio e enviou um vídeo aos militantes de seu partido, agora chamado Republicanos em Movimento (REM). No Dia da Europa, celebrado hoje, o futuro chefe de Estado prometeu reformas na União Europeia para garantir que a integração traga resultados objetivos para camadas desfavorecidas da sociedade.

Macron confirmou que se encontrará com a chanceler alemã, Angela Merkel, em Berlim, e disse que discutirá as reformas. Hoje, o ex-premiê socialista Manuel Valls, que chefiou o governo até dezembro, pediu para ingressar no REM e concorrer sob a legenda – mesmo mantendo, por enquanto, a filiação ao Partido Socialista. 

Veja o vídeo divulgado no Twitter (em francês):

 

Ainda hoje a deputada Marion Marechal-Le Pen, 27 anos, sobrinha de Marine Le Pen e neta de Jean-Marie Le Pen, expoente da ala mais dura da Frente Nacional, anunciou que se retirará da vida pública. Nos bastidores da decisão, pesaram questões familiares – uma filha pequena e um divórcio recente – e política, com as divergências na linha do partido. 

Mais conteúdo sobre:
FrançaEmmanuel Macron

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.