Presidente polonês será enterrado domingo, em Cracóvia

Presidente polonês será enterrado domingo, em Cracóvia

O governador provincial da Cracóvia, Stanislaw Kracik, disse hoje que o presidente polonês, Lech Kaczynski, e sua mulher serão enterrados no próximo domingo na Catedral Wawel, em Cracóvia. Nesse local são guardados os restos mortais de ex-presidentes e monarcas do país.

AE-AP, Agência Estado

13 de abril de 2010 | 10h02

Kaczynski e sua mulher, Maria Kaczynska, estavam entre os 96 mortos no sábado em um acidente aéreo no oeste da Rússia. Kracik disse que o funeral está marcado para as 14 horas (horário local) de domingo, e o enterro ocorrerá em seguida, na igreja gótica. Na catedral estão os restos mortais do general Wladyslaw Sikorski, líder exilado da época da Segunda Guerra, que morreu em um misterioso acidente aéreo em Gibraltar, em 1943.

Os corpos de Kaczynski e de sua mulher estão em caixões fechados, no palácio presidencial de Varsóvia, mostraram hoje imagens de televisão. Centenas de pessoas começaram a passar pelos caixões, cobertos com a bandeira vermelha e branca da Polônia.

O corpo de Maria Kaczynska retornou a seu país de origem na manhã de hoje. Já o do ex-líder havia retornado no domingo. Ambos foram recebidos por milhares de pessoas, em meio à comoção com o acidente aéreo que matou importantes nomes do país. Com informações da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.