Presidente russo inicia visita de estado à China

O presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, chegou neste domingo à China para reuniões com os principais líderes do país vizinho em um momento de crescente cooperação energética entre as duas potências. O líder russo chegou hoje à cidade portuária de Dalian, onde visitou um memorial de guerra e reuniu-se com veteranos russos e chineses de conflitos do passado, assim como com líderes locais.

AE, Agência Estado

26 de setembro de 2010 | 19h27

De Dalian, Medvedev seguiu para Pequim, onde se reunirá amanhã com o primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, e com o presidente da Assembleia Popular da China, Wu Bangguo. Não foi divulgada uma agenda detalhada da visita de três dias de Medvedev à China, mas a viagem ocorre em um momento no qual os dois países intensificam a cooperação energética.

A Rússia é a maior produtora mundial de energia; a China, por sua vez, tornou-se no ano passado o segundo maior consumidor de energia do mundo, superando os Estados Unidos.

Apesar de a Europa continuar sendo o principal mercado russo, Moscou e Pequim estão em busca de diversificar, respectivamente, mercados e fornecedores, apesar de um extenso histórico de suspeitas e tensões bilaterais. As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
ChinaRússiavisita

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.