Presidente Uribe está com gripe suína, informa governo

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, contraiu a gripe A H1N1, afirmaram hoje autoridades locais. Uribe, de 57 anos, sentia-se mal desde a quinta-feira, quando se realizaram alguns exames. No sábado o contágio foi confirmado. "Não consideramos que o presidente tenha algum fator de risco adicional", disse o ministro da Saúde, Diego Palacio, em entrevista coletiva. Palacio acrescentou que o presidente se encontra na casa de governo e que a chancelaria entrou em contato com governos da região. O motivo para isso é que Uribe esteve com vários presidentes da região, na cúpula da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) em Bariloche, Argentina, na sexta-feira.

AE-AP, Agencia Estado

30 de agosto de 2009 | 19h39

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, estava entre os presentes no encontro. Também estava o presidente venezuelano, Hugo Chávez, com quem Uribe mantém uma relação tensa. O tema mais discutido na cúpula foi a permissão de Bogotá para os Estados Unidos utilizarem bases do país no combate ao narcotráfico, através de um acordo bilateral em fase de negociação.

A notícia da doença vem em um momento crucial para as pretensões políticas de Uribe. Nesta semana, provavelmente na terça-feira, a Câmara dos Deputados colombiana votará um projeto para a convocação de um referendo sobre uma nova reeleição para presidente. Com isso, Uribe, já reeleito em 2006, poderá tentar um terceiro mandato, caso o Judiciário local avalize a consulta popular. Uribe tem bom índice de popularidade e as chances de a alteração constitucional passar, caso haja um referendo, são boas.

Tudo o que sabemos sobre:
Colômbiagripe suínaÁlvaro Uribe

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.