PRI vence eleições no México, apontam canais de TV

O opositor Partido Revolucionário Institucional (PRI) contabilizou o maior número de votos nas eleições de meio de mandato realizadas ontem no México, marcando um revés para o governo do presidente Felipe Calderón, de acordo com os resultados das sondagens feitas pelas principais redes de televisão do país.

AE-DOW JONES, Agencia Estado

06 de julho de 2009 | 00h10

A TV Azteca disse que, de acordo com sua sondagem, o PRI ganhou 38% dos votos, enquanto que o governista Partido da Ação Nacional (PAN) ficou em segundo lugar, com 29% dos votos, seguido pelo Partido da Revolução Democrática (PRD) com 13%. Outros partidos pequenos totalizaram o restante dos votos.

Já a Televisa afirmou que o PRI ficou com 40% dos votos, o PAN, com 29%, e o PRD, com 15%.

Segundo a TV Azteca, as sondagens também mostraram que os candidatos do PRI lideraram em cinco dos seis Estados onde foram realizadas eleições para governador. No Estado de Sonora, a corrida governamental estava muito acirrada para determinar quem sairia vencedor.

Os mexicanos foram ontem às urnas eleger seis governadores, centenas de prefeitos e mais de 500 deputados. As sondagens mostraram o PRI subindo do terceiro para o primeiro lugar na Câmara Baixa do Congresso, enquanto que o PAN pode perder cadeiras e cair para o segundo lugar.

Tudo o que sabemos sobre:
Méxicoeleições

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.