Primeira-dama do Zimbábue processa jornal por acusações de documento do WikiLeaks

Relato de embaixador dos EUA publicado pelo 'Standard' dizia que Grace Mugabe lucraria com diamantes do país.

BBC Brasil, BBC

16 de dezembro de 2010 | 12h18

Reportagem foi publicada pelo jornal 'The Standard' no domingo

A primeira-dama do Zimbábue, Grace Mugabe, entrou com um processo contra um jornal local que publicou uma reportagem citando um documento divulgado pelo site WikiLeaks acusando-a de ter obtido "lucros tremendos" com as minas de diamante do país.

A mulher do presidente está pedindo uma indenização equivalente a R$ 25,4 milhões do jornal dominical The Standard.

As minas de Marange, no leste do Zimbábue, estão entre as mais ricas do mundo.

Comandantes do Exército e aliados do presidente Robert Mugabe também foram acusados de lucrar com a venda de diamantes.

A reportagem publicada pelo Standard no último domingo relatava um documento diplomático preparado pelo ex-embaixador americano no país James McGee, citando o diretor de uma mina britânica no país.

O executivo teria dito a ele que "um pequeno grupo de altos funcionários do Zimbábue vêm extraindo lucros tremendos com os diamantes da mina Chiadzwa".

O documento cita Grace Mugabe e o presidente do Banco Central, Gideon Gono, entre os beneficiários das vendas de diamantes, além de outros comandantes militares e lideranças do partido governista, Zanu-PF.

O advogado da primeira-dama classificou os relatos como "falsos, escandalosos e maliciosos".

Novas eleições

Grupos de oposição há tempos acusam autoridades militares de forçar moradores locais a procurar os diamantes, matando os que se recusam a obedecer as ordens ou a não passar os lucros para o Tesouro.

As autoridades acusadas sempre negaram as alegações.

A correspondente da BBC em Harare Karen Allen diz que as acusações no documento divulgado pelo WikiLeaks poderão levar os membros do Zanu-PF a romper com seus parceiros no frágil governo de união nacional e pressionar por eleições no próximo ano.

Mugabe aceitou dividir o poder com seu ex-rival Morgan Tsvangirai após eleições com resultados contestados em 2008.

O jornal Standard já havia enfrentado problemas com as autoridades do país anteriormente.

O editor do semanário foi preso no início do mês por causa da publicação de uma reportagem que afirmava que a polícia estava recrutando veteranos da guerra de independência do país, nos anos 1970, em preparação para possíveis eleições antecipadas.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.