Ismael Francisco/AP
Ismael Francisco/AP

Primeira fase da quimioterapia foi 'um sucesso', diz Chávez

Presidente da Venezuela de diz pronto para nova etapa do tratamento que faz em Cuba

Associated Press

22 de julho de 2011 | 14h48

CARACAS - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta sexta-feira, 22, que completou o "primeiro ciclo" do tratamento de quimioterapia que faz em Cuba e já tem planos para começar a segunda fase. A etapa inicial, disse o líder venezuelano, foi um "sucesso".

 

As declarações de Chávez foram feitas durante um telefonema entre ele e o vice-presidente, Elias Jaua, transmitido em rede nacional. Ele disse que a primeira etapa ocorreu sem complicações e que ganhou peso durante o processo. Chávez acrescentou que se prepara para o "segundo ciclo" da quimioterapia, mas não está claro quando tal fase terá início.

 

O telefonema de Chávez marcou a primeira vez que o presidente venezuelano falou à nação desde que viajou para Cuba, no último sábado, para iniciar o tratamento. Até esta sexta, suas únicas considerações, inclusive sobre a participação da seleção venezuelana de futebol na Copa América, haviam sido feitas via Twitter.

 

Chávez, de 56 anos, foi submetido a uma cirurgia no dia 20 de junho em Cuba para remover um tumor cancerígeno. Ele não revelou que tipo de câncer foi diagnosticado ou onde a doença está localizada, detalhando apenas que está na região pélvica. O presidente disse que a quimioterapia é necessária para assegurar que novas células cancerígenas não voltem a aparecer.

 

"Completei o primeiro ciclo do tratamento de quimioterapia. Ele acabou, e com sucesso. É como uma bomba contra a doença", disse o presidente, acrescentando que ele está com "uma vontade de viver que parece um vulcão". "É o melhor humor possível", concluiu.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.