ADEM ALTAN / AFP
ADEM ALTAN / AFP

Primeiro-ministro da Turquia declara vitória de seu partido após resultados preliminares

Com 97% dos votos apurados, Partido Justiça e Desenvolvimento (AKP) liderava com 49%

O Estado de S. Paulo

01 de novembro de 2015 | 17h12

ANCARA - O primeiro-ministro turco Ahmet Davutoglu declarou neste domingo, 1, a vitória de seu partido, o Partido Justiça e Desenvolvimento (AKP), após resultados preliminares das eleições indicarem a restauração da maioria no Parlamento do país. 

A TV estatal TRT reportou que, com mais de 97% das urnas apuradas, o AKP obteve pouco mais de 49% dos votos, garantindo que o partido recupere a maioria para governar. "Hoje é um dia de vitória, mas é também um dia de humildade", disse Davutoglu em discurso para apoiadores na sua cidade natal, Konya. 

Resultados preliminares sugerem que deu certo a estratégia do partido governista de realizar novas eleições. Apoiadores do partido em Ancara e Istambul comemoravam empunhando bandeiras. Uma multidão em frente à casa do presidente Recep Tayyip Erdogan em Istambul gritava: "A Turquia tem orgulho de você". 

A disputa é uma reprise da eleição de junho, na qual o governista AKP surpreendentemente perdeu o seu regime de partido único em razão de uma forte presença do partido curdo. A maioria dos analistas esperava que o AKP perdesse espaço novamente, mas os resultados preliminares sugerem que o partido conquistou milhões de votos perdidos pelo partido nacionalista MHP e o partido curdo HDP. 

O comparecimento às urnas foi de cerca de 87% dos 54 milhões de eleitores. 

O vice-primeiro-ministro turco Numan Kurtulmus, do AKP, disse que o resultado preliminar indicou que os eleitores querem estabilidade. "As pessoas querem calma, querem segurança", disse. /ASSOCIATED PRESS

Tudo o que sabemos sobre:
eleiçõesTurquiaapuraçãoParlamento

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.