AFP PHOTO / GIANLUIGI GUERCIA
AFP PHOTO / GIANLUIGI GUERCIA

Principal partido de oposição na África do Sul elege primeiro líder negro

Mmusi Maimane vai substituir Hellen Zille, primeira-ministra da província de Western Cape

Estadão Conteúdo

10 de maio de 2015 | 12h29

JOHANNESBURGO- O partido Aliança Democrática, principal força da oposição na África do Sul, elegeu neste domingo seu primeiro líder negro, em uma tentativa de desafiar o domínio do Congresso Nacional Africano, que venceu todas as eleições desde a primeira eleição livre, em 1994. Mmusi Maimane, de 34 anos, foi eleito pelos delegados reunidos na cidade de Port Elizabeth e vai substituir Hellen Zille, primeira-ministra da província de Western Cape.

Em seu discurso, Maimane disse que muitos sul-africanos estão lutando contra a pobreza, o desemprego e a desigualdade social. Segundo ele, é preciso incentivar a criação de empregos e promover as pequenas empresas. "Liberdade não significa nada sem oportunidades", declarou. Ele é o líder da bancada do partido no Parlamento e tem criticado fortemente o presidente do país, Jacob Zuma, sobre um escândalo de corrupção.

O Aliança Democrática tem raízes no movimento liberal branco contra o apartheid, mas tem dificuldades em combater a percepção de que representa principalmente os interesses da minoria branca. O partido vem se preparando para as eleições municipais do próximo ano e aposta forte nas disputas por Pretória e Johannesburgo. Fonte: Associated Press.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.