Joe Pugliese/AP
Joe Pugliese/AP

Príncipe Harry e Meghan Markle anunciam nascimento da filha, Lilibet Diana

Criança recebeu nome em homenagem à avó e à mãe do príncipe, a rainha Elizabeth e a princesa Diana; casal também é pai de Archie, de 2 anos

Redação, O Estado de S.Paulo

06 de junho de 2021 | 13h47
Atualizado 06 de junho de 2021 | 16h39

O príncipe Harry e a esposa, Meghan Markle, duquesa de Sussex, anunciaram neste domingo, 6, o nascimento de sua segunda filha, Lilibet Diana. O nome homenageia a rainha Elizabeth II, cujo apelido é Lilibet, e a mãe do príncipe, a princesa Diana.

Lilibet 'Lili' Diana Mountbatten-Windsor com cerca de 3,5 kg na sexta-feira, 4, no hospital Santa Barbara Cottage, na Califórnia. “No dia 4 de junho, fomos abençoados com a chegada de nossa filha, Lili. Ela é mais do que pudemos imaginar, e somos gratos por todo o amor e por todas as orações que sentimos chegar até nós de todo o mundo”, afirmaram Harry e Meghan em comunicado. “Agradecemos a bondade e o apoio de todos durante este período especial para a nossa família”.

Segundo o secretário de imprensa do casal, tanto a mãe quanto a criança estão bem e já estão em casa. A gravidez de Lilibet foi anunciada em fevereiro deste ano, à véspera do dia de São Valentim. O primeiro filho do casal, Archie, nasceu em 2019. Meghan também sofreu um aborto espontâneo, revelado em julho do ano passado em artigo publicado no The New York Times.

O palácio de Buckingham, em comunicado oficial, afirmou que a rainha Elizabeth, o príncipe Charles, o príncipe William e a esposa, Kate Middleton, estão "encantados" com o nascimento de Lilibet Diana.

Mas os membros da família real também manifestaram os seus votos ao casal pelas redes sociais. O perfil do príncipe Charles e de sua esposa, Camilla publicou uma foto do casal com Archie e desejou que todos ficassem bem "neste momento especial."

Príncipe William, irmão de Harry, e Kate Middleton também parabenizaram o nascimento de Lili. A relação dos irmãos, segundo a imprensa internacional, segue instável após mal-estar causado pelo afastamento de Harry e Meghan da coroa.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, também parabenizou o casal pelo nascimento da filha no Twitter.

Harry e Meghan se casaram em 2018, em uma cerimônia realizada no castelo de Windsor. O nascimento acontece após um ano tumultuado para o casal, que, no início de 2020, decidiu se distanciar da realeza britânica e se mudar para os Estados Unidos para viver de forma independente da coroa.

Mesmo assim, o casal mal saiu dos holofotes da mídia desde que deram uma entrevista à apresentadora Oprah Winfrey. Nela, relataram episódios de racismo, que envolveram a discussão sobre o tom de pele de Archie antes de seu nascimento, e pressões que levaram Meghan a contemplar o suicídio. O palácio de Buckingham, mais tarde, disse que as alegações eram "preocupantes" e que seriam resolvidas internamente. 

Lilibet Diana assume a oitava posição na linha de sucessão ao trono britânico. Antes dela, vêm: príncipe Charles; príncipe William, irmão de Harry; príncipe George, princesa Charlotte e príncipe Louis, filhos de William; príncipe Harry; e, em sétimo, o príncipe George, irmão de Lilibet. / COM REUTERS, ASSOCIATED PRESS E THE NEW YORK TIMES

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.