Foto: YVES HERMAN|REUTERS
Foto: YVES HERMAN|REUTERS

Protestos contra prisão de governo provocam bloqueios de estradas na Catalunha

Prisão de nove membros do governo catalão deposto na quinta-feira deu início a uma semana de manifestações que concluirá com um grande protesto em 12 de novembro em Barcelona

O Estado de S.Paulo

03 Novembro 2017 | 09h09

BARCELONA, ESPANHA - Grupos de manifestantes bloquearam várias estradas da Catalunha e uma linha de trem em protesto contra a prisão do governo separatista destituído, mas as ações não duraram muito.

Nova eleição catalã terá disputa apertada, aponta pesquisa

O Serviço Catalão de Trânsito, o órgão do governo catalão encarregado do tráfico, anunciou em seu Twitter bloqueios em quatro estradas e, ao final de meia hora, que o protesto havia sido interrompido.

A Ferrovia da Generalitat, o serviço ferroviário catalão, informou, por sua parte, a ocupação das vias na estação de Sant Cugat, perto de Barcelona. Apesar dos atrasados, o serviço foi normalizado duas horas depois.

A prisão de nove membros do governo catalão deposto na quinta-feira deu início a uma semana de manifestações que concluirá com um grande protesto em 12 de novembro em Barcelona.

Ato em Barcelona reúne 300 mil pessoas pela unidade da Espanha

Os políticos presos são suspeitos de rebelião e traição em função da proclamação da independência da região em 27 de outubro, o que pode condená-los a trinta anos de prisão.

A justiça pode ditar nesta sexta uma ordem europeia de prisão contra o presidente regional deposto Carles Puigdemont e os quatro conselheiros que se encontram com ele atualmente na Bélgica. / AFP

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.