Pyongyang planeja lançar novo míssil, diz jornal

A Coreia do Norte está se preparando para lançar um míssil de pequeno ou médio alcance, possivelmente logo depois de lançar um foguete de longo alcance no começo de abril, segundo o diário japonês Sankei. A Coreia do Norte diz que irá colocar em órbita, entre 4 e 8 de abril, um satélite de comunicações, como parte do programa de desenvolvimento espacial do país. Há suspeitas, no entanto, de que o país esteja usando o lançamento para testar uma tecnologia para mísseis de longo alcance.

AE-AP, Agencia Estado

29 de março de 2009 | 15h23

O secretário de Defesa norte-americano, Robert Gates, disse que os Estados Unidos não podem fazer nada a respeito dos planos norte-coreanos de lançar um foguete, embora isto seja um dos passos no desenvolvimento de um míssil balístico intercontinental. Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul advertiram que poderá haver sanções se o país levar o plano adiante, já que uma resolução de 2006 do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) proíbe qualquer tipo de atividade balística pela Coreia do Norte.

O Ministério da Defesa japonês não quis se pronunciar sobre a notícia veiculada pelo jornal. O Ministério da Defesa e o Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul disseram que não podiam confirmar imediatamente as informações. Na semana passada, a Coreia do Norte advertiu que tomaria medidas sérias se o Conselho de Segurança criticasse o lançamento, e disse que reverteria tudo o que já foi feito no sentido de desativar suas instalações nucleares se sanções fossem aplicadas.

Tudo o que sabemos sobre:
Coreia do NortemíssilJapão

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.