Pyongyang publica foto do provável herdeiro Kim Jong Un

O governo comunista da Coreia do Norte apresentou hoje ao mundo o provável herdeiro do comando do país, ao divulgar imagens em vídeo e fotografias de Kim Jong Un, filho caçula do líder Kim Jong-il. A televisão norte-coreana transmitiu imagens em vídeo de uma reunião do governista Partido dos Trabalhadores realizada na terça-feira, em que Kim Jong Un aparece na primeira fila durante um discurso. Em seguida, aparece de pé, aplaudindo fortemente ao lado de outros delegados.

AE-AP, Agência Estado

30 de setembro de 2010 | 09h29

Kim Jong-il, de 68 anos, controla a ditadura comunista de 24 milhões de habitantes com autoridade absoluta. Aparentemente, ele sofreu há dois anos uma hemorragia cerebral e sofre com outros problemas de saúde.

A Coreia do Norte concluiu recentemente sua maior reunião política em três décadas, a fim de apontar suas novas lideranças. As imagens divulgadas aparentemente confirmam o que já apontavam vários analistas: Kim Jong Un havia sido escolhido para suceder o pai, mantendo o controle do país na família pela terceira geração. O anúncio da eleição de Kim Jong Un para vários postos-chave no partido surgiu um dia após Kim Jong-il converter seu filho em general de quatro estrelas.

O segredo em torno do processo de sucessão é característica da nação e semelhante à ascensão de Kim Jong-il. Ele tinha 31 anos quando ocupou o cargo de número 2 no Partido dos Trabalhadores, em 1973, uma designação crucial para suceder seu pai, Kim Il Sung, fundador da Coreia do Norte. Os Estados Unidos e outras nações tentam obter mais informações sobre Kim Jong Un, que estudou na Suíça e teria 27 anos. Com informações da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.