Quatro estados americanos declaram emergência após vazamento de petróleo

Derramamento tem potencial para se transformar em um dos piores da história dos Estados Unidos

PUBLICIDADE

Atualização:

Barreira instalada ao redor de uma pequena ilha em Port East para deter vazamento

 

 

NOVA YORK - Os governadores dos estados norte-americanos do Alabama e do Mississippi seguiram os passos de seus colegas da Louisiana e da Flórida e decretaram nesta sexta-feira, 30, estado de emergência em resposta a um vazamento de petróleo que avança pelo Golfo do México.

 

Veja também:

link Limpeza de vazamento custa US$ 6 milhões ao dia

link Vento e maré devem agravar contaminação 

Publicidade

O anúncio ocorre em um momento no qual os estados da costa norte-americana do Golfo preparam-se para enfrentar os efeitos de um derramamento de petróleo com potencial de transformar-se em um dos piores da história norte-americana se não for contido.A declaração do estado de emergência permite aos governadores promoverem uma série de medidas preparatórias para assegurar que os estados estarão prontos para responder ao vazamento se e quando a mancha de petróleo chegar ao litoral.

"Este derramamento representa uma ameaça a nosso ambiente e a nossa economia", declarou Bob Riley, do Alabama. "As agências de nosso estado estão trabalhando em conjunto com as agências federais para preparar o Alabama para um desastre ambiental sem precedentes", disse.

 

O governador da Flórida, Charlie Crist, afirmou que é preciso tomar "precauções para proteger nossos recursos naturais, praias e outros ecossistemas costeiros, bem como o bem-estar geral do estado".

 

Uma gigantesca mancha de petróleo de 1.500km², proveniente do poço da companhia britânica BP acidentado, alcançou nesta sexta-feira o litoral da Louisiana.

 

Texto atualizado às 03h05.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.