Quinto maior banco japonês investe em empréstimos no exterior

O quinto maior credor do Japão, o Sumitomo Mitsui Trust Bank (SMTB), está planejando aumentar sua balança de empréstimos no exterior, com ao menos de 1 a 2 trilhões de ienes (9,6 bilhões a 19,2 bilhões de dólares) a mais disponíveis para empréstimos, disse Hitoshi Tsunekage, presidente-executivo do banco.

Reuters

25 de dezembro de 2013 | 14h35

"Para empréstimos no exterior, estamos diversificando nosso portfólio em termos de geografia, tipos de mutuários, duração e tempo", disse Hitoshi em entrevista.

O SMTB faz parte do Sumitomo Mitsui Trust Holdings. Embora possuam as mesmas raízes, o banco o banco não tem capital ou gestão de relacionamento com o seu maior rival, o Sumitomo Mitsui Financial Group. Tanto Sumitomo quanto Mitsui são os maiores grupos empresariais do Japão.

Como parte da diversificação de seu portfólio, Tsunekage disse que o banco também investe em fundos de empréstimos de alto rendimento na América do Norte.

"Não é tão grande em quantidade, mas estamos comprando em pequenos lotes como diversificação do portfólio", disse.

A decisão do banco de procurar por mais empréstimos no exterior vem enquanto o Sumitomo Mitsui Trust e rivais sofrem com empréstimos fracos em casa. O banco viu uma melhor nos saldos domésticos do primeiro semestre, mas as margens de juros continuaram a cair.

"Nós achávamos que as taxas de juros cresceriam gradualmente, mas no longo prazo continuam baixas. É difícil, embora compensemos isso pelo crescimento dos negócios de honorários", finalizou o presidente.

(Reportagem de Taiga Uranaka e Taro Fuse)

Tudo o que sabemos sobre:
JAPAOBANCOSEMPRESTIMOS*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.