Rainda da Disco, Donna Summer cresceu no rock

Como o Rei do Pop e a Rainha do Soul, a cantora Donna Summer recebeu um título de nobreza musical, o de Rainha da Disco. Mas, ao contrário de Michael Jackson e de Aretha Franklin, não foi algo que ela aceitou facilmente. "Eu cresci no rock `n'' roll", disse a cantora, explicando sua relutância em aceitar o título.

AE, Agência Estado

17 Maio 2012 | 18h08

Summer morreu de câncer, na manhã desta quinta-feira em Naples, Flórida, informou seu porta-voz Brian Edwards. A família divulgou um comunicado dizendo que ela morreu nesta manhã e que eles estavam "em paz, celebrando sua extraordinária vida e seu legado".

O nome verdadeiro da cantora era LaDonna Adrian Gaines, nascida em 1948 em Boston. Ela cresceu cantando música gospel e se tornou solista do coral de sua igreja aos 10 anos.

"Eu não me perguntava se seria cantora. Eu sempre soube. Eu tinha crédito com minha vizinhança. As pessoas me emprestavam dinheiro e diziam para eu pagar quando ficasse famosa", contou Summer numa entrevista à Associated Press em 1989.

Antes de se tornar um ícone da Disco Music, ela se reinventou várias vezes. Summer cantou músicas da gravadora Motown em grupos locais de Boston quando era adolescente, mas deixou a escola e passou para o rock psicodélico após ouvir Janis Joplin. A tentativa de participar do musical "Hair" fez com que conquistasse o papel principal da peça em Munique. Ela permaneceu na Alemanha por cinco anos, onde trabalhou em outras produções e como modelo.

Seu casamento com Helmuth Sommer não durou muito, mas ela manteve o sobrenome do ex-marido, alterando-o para "Summer".

O último disco da cantora, "Crayons", lançado em 2008, foi o primeiro gravado totalmente em estúdio em 17 anos. A cantora deixa o marido, Bruce Sudano, e três filhas, Brooklyn, Mimi e Amanda. As informações são da Associated Press.

Mais conteúdo sobre:
EUA Donna Summer morte

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.