PUBLICIDADE

Rajoy decide medidas para assumir funções na Catalunha

Foi decidido aplicar o artigo 155 da Constituição, que determina ações em caso de desrespeito ao governo central

Por EFE
Atualização:

MADRI- Em mais uma medida para barrar o processo de independência da Catalunha, o governo espanhol decidirá neste sábado, 21, as medidas que empregará para assumir algumas funções das autoridades catalãs. 

Premiê Mariano Rajoy aceitou fazer mudança constitucional Foto: EFE/Manuel Podio

PUBLICIDADE

Para "restaurar a ordem", Madrid aplicará o artigo 155 da Constituição espanhola, segundo o qual se uma autoridade autônoma (como ainda é o caso da Catalunha) não obedece ordens, o Governo central pode reassumir competencias regionais. A retomada de poder por parte de Madrid deve ser autorizada pelo Senado, e só então poderá ser aplicada efetivamente. 

Fontes parlamentares afirmaram à EFE, agência de notícias, que as propostas de Madrid deverão ser aprovadas na próxima sexta, 27.

+++ Governo espanhol: 'Chegamos a uma situação limite na Catalunha' 

Entre as funções que poderão voltar para Madrid então o controle das finanças públicas e das forças de segurança regional da Catalunha. 

Polícia da Espanha anunciou que estaria pronta do lado de fora do Parlamento para prender Carles Puigdemont, caso ele declarasse independência Foto: AFP PHOTO / PAU BARRENA

Relembre

A Espanha vive uma crise política que foi desencadeada pelo grande interesse e movimentação das forças independentitas da Catalunha, entre eles: 1. Dia 1º de outbro: a votação do referendo pela independência; houve tensão e confronto entre eleitores e polícia 2. Dia 10 de outubro: com base no resultado do referendo, o presidente catalão Carles Puigdemont declara independência mas suspende efeitos, em uma clara tentativa de negociação com Madrid/EFE

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.