RBS estuda oferta bilionária de ações, diz jornal

O Royal Bank of Scotland PLC estuda o lançamento de uma oferta multibilionária de ações para reduzir a fatia do governo britânico no banco, informou o jornal Sunday Times na edição deste domingo sem, contudo, citar fontes.

AE-DOW JONES, Agencia Estado

20 de setembro de 2009 | 16h14

O executivo-chefe do banco, Stephen Hester, iniciou as sondagens junto a investidores a respeito do assunto. A oferta pode ser lançada nas próximas semanas, diz o jornal. A intenção de captar recursos está relacionada à participação do banco no esquema de proteção de ativos do governo britânico, que usou dinheiro dos contribuintes para salvar instituições que tiveram grandes perdas com os chamados ativos tóxicos.

No início deste ano, o governo aumentou a participação no banco até ficar com uma fatia acionária de 84,5%, salvando a instituição da falência. Pelo acordo, o banco RBS assumiu um encargo de 19,5 bilhões de libras, referente a parte de suas perdas, e agora quer emitir novas ações para custear parte desses encargos e reduzir a participação do governo a 70%, segundo o Sunday Times.

Em fevereiro, o RBS anunciou prejuízo líquido de 24,05 bilhões de libras (US$ 39 bilhões) em 2008, após lucro de 6,82 bilhões de libras em 2007. Foi a maior perda da história corporativa do Reino Unido. Parte dela foi causada pela crise do subprime nos Estados Unidos em 2008, que se espalhou pela Europa e pelo mundo e à compra, por 22 bilhões de libras, do grupo financeiro holandês ABN Amro em 2007. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
RBSofertaações

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.