Rebeldes acreditam que Seif al-Islam esteja escondido com Kadafi

Segundo o CNT, filho do ditador líbio foi visto em confronto na cidade de Bani Walid

AE, Agência Estado

19 Setembro 2011 | 08h50

BANI WALID - Duros confrontos ocorreram nesta segunda-feira, 19, em Bani Walid, enquanto combatentes do novo regime atacaram a cidade onde um dos filhos de Muamar Kadafi, Seif al-Islam, está vivendo, possivelmente com seu pai, segundo as novas autoridades do país.

 

Veja também:
forum OPINE: 
Onde se esconde Kadafi?
especialESPECIAL: Quatro décadas de ditadura na Líbia
lista ARQUIVO: ‘Os líbios deveriam chorar’, dizia Kadafi

 

"Os revolucionários vieram a Bani Walid esta manhã e se envolveram em uma dura batalha", disse Abdullah Kenshil, um graduado funcionário do Conselho Nacional de Transição (CNT).

 

Kenshil disse que a batalha por Bani Walid, uma das áreas sob controle de forças leais a Kadafi, a sudeste de Trípoli, deve ser encerrada nos próximos dois dias com a vitória das forças do novo regime.

No domingo, as forças do CNT tiveram de recuar após avançar rumo a Bani Walid. Kenshil disse que houve uma reação forte das forças de Kadafi, completando que há negociações em andamento para a retirada de cerca de 50 mil civis da cidade.

O funcionário do CNT disse que Seif al-Islam, o mais importante filho de Muamar Kadafi, foi visto em Bani Walid. Segundo Kenshil, é provável que o pai dele também esteja na cidade. "Seif al-Islam foi visto em Bani Walid, isso é 100% certo. Quanto ao pai dele, ele deve estar lá também, nós temos 70% de certeza", disse Kenshil à France Presse.

Kadafi, seu filho Seif al-Islam e o chefe de inteligência Abdullah al-Senussi estão foragidos e são procurados pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por supostos crimes contra a humanidade. Kenshil disse que havia mercenários de Chade, Níger e Togo lutando em Bani Walid. As informações são da Dow Jones.

Mais conteúdo sobre:
Líbia violência Kadafi filho

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.