Rebeldes afirmam controlar aeroporto de Trípoli

Após combates durante a madrugada, área teria sido 'totalmente' tomada, segundo lideranças dos insurgentes

27 de agosto de 2011 | 12h23

TRÍPOLI - Os rebeldes líbios dizem controlar neste sábado, 27, o aeroporto internacional de Trípoli. "Controlamos totalmente o aeroporto", disse Bashir al Taibi, líder dos rebeldes. Ainda de acordo com os insurgentes, Qasr bin Ghashir, a cerca de 30 quilômetros ao sul da capital líbia, também foi controlada após combates durante a madrugada. Residentes da cidade, que fica próxima ao aeroporto de Trípoli, comemoraram a conquista com tiros para o ar e pisoteando retratos do líder deposto Muamar Kadafi.

 

"Pode-se dizer que bin Ghashir foi liberada dos soldados de Kadafi", afirmou o líder rebelde Omar al-Ghuzayl, comandante responsável pelas forças estacionadas no aeroporto da capital. "Conseguimos expulsá-los totalmente de Trípoli", acrescentou.

 

O paradeiro de Kadafi continua desconhecido. Forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e combatentes rebeldes concentram suas buscas em Sirte, cidade natal de Kadafi.

 

Assistência humanitária. O governo britânico anunciou neste sábado que enviará assistência humanitária às vítimas do conflito na Líbia. O auxílio inclui equipes de cirurgiões, medicamentos e alimentos. A ajuda será enviada através do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), informou o secretário de Desenvolvimento Internacional da Grã-Bretanha, Andrew Mitchell. Calcula-se que cerca de 690 mil pessoas tenham ficado desalojadas por conta dos combates que se espalharam pela Líbia nos últimos meses.

 

Com Associated Press e agências

Tudo o que sabemos sobre:
KadafiLíbiaaeroporto

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.