
27 de agosto de 2011 | 12h23
TRÍPOLI - Os rebeldes líbios dizem controlar neste sábado, 27, o aeroporto internacional de Trípoli. "Controlamos totalmente o aeroporto", disse Bashir al Taibi, líder dos rebeldes. Ainda de acordo com os insurgentes, Qasr bin Ghashir, a cerca de 30 quilômetros ao sul da capital líbia, também foi controlada após combates durante a madrugada. Residentes da cidade, que fica próxima ao aeroporto de Trípoli, comemoraram a conquista com tiros para o ar e pisoteando retratos do líder deposto Muamar Kadafi.
ONU pede fim de matanças a facções e pressiona rebeldes a poupar Kadafi
"Pode-se dizer que bin Ghashir foi liberada dos soldados de Kadafi", afirmou o líder rebelde Omar al-Ghuzayl, comandante responsável pelas forças estacionadas no aeroporto da capital. "Conseguimos expulsá-los totalmente de Trípoli", acrescentou.
O paradeiro de Kadafi continua desconhecido. Forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e combatentes rebeldes concentram suas buscas em Sirte, cidade natal de Kadafi.
Assistência humanitária. O governo britânico anunciou neste sábado que enviará assistência humanitária às vítimas do conflito na Líbia. O auxílio inclui equipes de cirurgiões, medicamentos e alimentos. A ajuda será enviada através do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), informou o secretário de Desenvolvimento Internacional da Grã-Bretanha, Andrew Mitchell. Calcula-se que cerca de 690 mil pessoas tenham ficado desalojadas por conta dos combates que se espalharam pela Líbia nos últimos meses.
Com Associated Press e agências
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.