Rebeldes líbios capturam petroleiro em meio a confrontos

Autoridades da Líbia admitiram hoje que rebeldes capturaram um petroleiro estatal e forçaram a embarcação a seguir para o porto de Tobruk, no leste do país. O petroleiro, chamado Anouar Ifrikia, foi capturado por "terroristas da Al-Qaeda que forçaram a tripulação a seguir para o porto de Al-Hrika, em Tobruk, sob a ameaça de armas", disse um funcionário da National Oil Corp.

AE, Agência Estado

16 de março de 2011 | 11h40

A embarcação, de uma companhia controlada por um dos filhos do governante Muamar Kadafi, Hannibal, levava 2.800 toneladas de combustível e seguiria da Grécia para o oeste da Líbia quando foi capturada na costa de Derna, disse a fonte. Sites de oposição líbios já haviam informado ontem que um petroleiro havia sido capturado por insurgentes que lutam contra Kadafi. A emissora Al-Jazira divulgou fotos da embarcação atracada em Tobruk. "O mau uso poderia transformar esse navio em uma bomba", disse o funcionário da Líbia.

Oposicionistas enfrentam as forças do governo em várias cidades do país há semanas, pedindo mais democracia e o fim do atual governo, mas as tropas de Kadafi têm conseguido vitórias importantes nos últimos dias. As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.