Rebeldes líbios tomam controle de vila após ofensiva

Forças leais a Kadafi aparentavam ter se retirado às pressas do local, segundo a Reuters

PUBLICIDADE

Por Peter Graff
Atualização:

Rebeldes líbios entram em Al-Qawalish após longa batalha com forças de Kadafi, nesta quarta

 

PUBLICIDADE

AL-QAWALISH - Combatentes rebeldes líbios tomaram o controle da vila de Al-Qawalish, a sudeste de Trípoli, nesta quarta-feira, 6, depois de uma batalha de seis horas contra forças governistas, disse um jornalista da Reuters que estava na vila.

 

Veja também:especialLinha do Tempo: 40 anos da ditadura na LíbiaespecialInfográfico: A revolta que abalou o Oriente MédioespecialEspecial: Os quatro atos da crise na Líbia

 

Multidões de combatentes rebeldes entraram no vilarejo através de um posto de controle abandonado pelo governo, disparando ao alto em comemoração e gritando "Allah hu akbar!", ou "Deus é grande!" Forças leais ao líder líbio Muamar Kadafi aparentavam ter se retirado às pressas do local, e segundo o jornalista, barracas estavam derrubadas, alimentos parcialmente comidos, e uma van e uma estação de energia foram incendiadas.

 

Centenas de rebeldes líbios iniciaram na quarta-feira a ofensiva nas montanhas a sudoeste de Trípoli, com a intenção de capturar a aldeia controlada pelas forças de Kadafi e levar a frente de batalha para mais perto da capital, Trípoli.

 

Avanço significativo

 

Os rebeldes chegaram à frente de combate ao amanhecer, a bordo de inúmeras picapes. Muitos deles traziam armas antitanque de grosso calibre e lançadores de foguetes artesanais nas caçambas. Vários tanques também vinham sobre caminhões.

Publicidade

 

Depois de cinco meses de rebelião, os rebeldes pouco conseguiram avançar em outras partes do país, mas obtiveram um sólido progresso no planalto que se estende por centenas de quilômetros Líbia adentro, a partir da fronteira com a Tunísia, e de onde se vê a planície litorânea que chega até Trípoli.

 

O objetivo dos rebeldes nesta quarta-feira era avançar dez quilômetros, da localidade de Al-Qalaa até a aldeia de Al-Qawalish, que estava sob controle das forças governistas.

 

Os combatentes na verdade avançam para sudeste, no sentido contrário da capital, mas controlar Al-Qawalish é estrategicamente importante porque depois dela, mais a leste, fica a cidade de Garyan, junto à rodovia que segue para o norte até Trípoli.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.