AP
AP

Rebeldes sírios tomam o controle de postos de fronteira

Passagens fronteiriças para o Iraque e a Turquia estariam sob controle da oposição à Assad

AE, Agência Estado

19 de julho de 2012 | 15h29

BAGDÁ - Rebeldes sírios tomaram o controle hoje de todas as passagens fronteiriças entre o Iraque e a Síria, informou Adnan al-Assadi, vice-ministro do Interior iraquiano. "Todos os postos de fronteira entre o Iraque e a Síria estão sob controle do Exército Livre da Síria", afirmou ele por telefone.

Veja também:

link Vinte mil sírios foram para o Líbano nas últimas 24 horas

blog No Conselho de Segurança, Rússia e China vetam resolução sobre a Síria proposta pelo Ocidente

Mais cedo, dois funcionários de segurança iraquianos, sob condição de anonimato, afirmaram que o controle do posto fronteiriço de Albu Kamal, entre os dois países, estava nas mãos dos rebeldes. "Ao meio-dia (horário local), os conflitos tiveram início. À tarde, vimos a bandeira síria ser recolhida e, no lugar, ser colocada a bandeira do Exército Livre da Síria", disse um tenente-coronel da polícia de fronteira iraquiano.

Também nesta quinta-feira, 19, os rebeldes assumiram o controle de uma passagem de fronteira com a vizinha Turquia, informou o Observatório Sírio pelos Direitos Humanos. "Combatentes rebeldes tomaram o controle da passagem de Bab al-Hawa (na província de Idlib, noroeste do país) com a Turquia", disse o grupo, acrescentando que os rebeldes removeram uma fotografia do presidente Bashar Assad que estava no posto fronteiriço.

Com Dow Jones

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.