19 de julho de 2012 | 15h29
BAGDÁ - Rebeldes sírios tomaram o controle hoje de todas as passagens fronteiriças entre o Iraque e a Síria, informou Adnan al-Assadi, vice-ministro do Interior iraquiano. "Todos os postos de fronteira entre o Iraque e a Síria estão sob controle do Exército Livre da Síria", afirmou ele por telefone.
Veja também:
Vinte mil sírios foram para o Líbano nas últimas 24 horas
No Conselho de Segurança, Rússia e China vetam resolução sobre a Síria proposta pelo Ocidente
Mais cedo, dois funcionários de segurança iraquianos, sob condição de anonimato, afirmaram que o controle do posto fronteiriço de Albu Kamal, entre os dois países, estava nas mãos dos rebeldes. "Ao meio-dia (horário local), os conflitos tiveram início. À tarde, vimos a bandeira síria ser recolhida e, no lugar, ser colocada a bandeira do Exército Livre da Síria", disse um tenente-coronel da polícia de fronteira iraquiano.
Também nesta quinta-feira, 19, os rebeldes assumiram o controle de uma passagem de fronteira com a vizinha Turquia, informou o Observatório Sírio pelos Direitos Humanos. "Combatentes rebeldes tomaram o controle da passagem de Bab al-Hawa (na província de Idlib, noroeste do país) com a Turquia", disse o grupo, acrescentando que os rebeldes removeram uma fotografia do presidente Bashar Assad que estava no posto fronteiriço.
Com Dow Jones
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.