AP Photo/Ebrahim Noroozi
AP Photo/Ebrahim Noroozi

Reformistas lideram legislativas no Irã, segundo resultados parciais

Um total de 1,3 milhão dos 2,9 milhões de eleitores habilitados na capital votaram ontem a favor dos reformistas e moderados, que poderiam obter 29 das 30 cadeiras que correspondem a Teerã

O Estado de S. Paulo

27 de fevereiro de 2016 | 18h29

Os candidatos reformistas estão liderando em Teerã as eleições legislativas, segundo resultados parciais divulgados na noite deste sábado, 27, após a apuração de 44% dos votos.

Um total de 1,3 milhão dos 2,9 milhões de eleitores habilitados na capital votaram ontem a favor dos reformistas e moderados, que poderiam obter 29 das 30 cadeiras que correspondem a Teerã.

A lista dos reformistas e moderados na capital é liderada por Mohamad Reza Aref, ex-candidato à presidência em 2013, que se retirou em favor do candidato moderado Hasan Rohani, permitindo-lhe ser eleito na primeira rodada das presidenciais.

Aref lidera os candidatos em Teerã, seguido do conservador moderado Ali Motahari, aliado dos reformistas.

Este resultado contundente na capital iraniana contrasta com os resultados parciais em outras regiões do país, que, na noite deste sábado, não permitiam determinar tendências claras entre os reformistas, aliados dos moderados, e os conservadores.

Rohani espera obter a maioria no Parlamento, dominado atualmente pelos conservadores, para poder continuar sua política de abertura. / AFP 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.