Reino Unido introduz projeto que legaliza casamento gay

O governo britânico anunciou nesta sexta-feira um projeto para legalizar casamentos de mesmo sexo e afirmou que os parlamentares votarão a legislação no mês que vem. O projeto legaliza o casamento para casais gays mas define que membros do clero da Igreja Anglicana não terão que realizar as cerimônias, numa tentativa de aplacar protestos de pessoas contrárias às uniões de casais do mesmo sexo. Mesmo assim, líderes religiosos criticaram o projeto.

AE, Agência Estado

25 de janeiro de 2013 | 12h21

"O casamento é algo bom e devemos apoiar que mais pessoas se casem e isso é exatamente o que o projeto anunciado hoje faz", disse a ministra de Igualdade do Reino Unido, Maria Miller. Ela acrescentou que a legislação oferece "proteção" para as igrejas que consideram o ato inapropriado.

O projeto deve se tornar lei porque é apoiado pelo primeiro-ministro do país, David Cameron e pela maior parte dos parlamentares de outros partidos. No entanto, alguns parlamentares mais conservadores já afirmaram que votarão contra a legislação. A primeira sessão de debate e votos está marcada para 5 de fevereiro. As informações são da Associated Press.

Mais conteúdo sobre:
Reino Unidocasamentogays

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.