Reino Unido lamenta votação do Irã para tirar diplomata

O Reino Unido descreveu como "lamentável" uma votação do parlamento iraniano para expulsar o embaixador britânico do país, assim como alertou que Londres responderá "energicamente", se a ameaça foi concretizada.

AE - AP, Agência Estado

27 de novembro de 2011 | 13h11

"A votação do parlamento iraniano de expulsar o nosso embaixador é lamentável", disse o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores. "Se o governo iraniano fizer isso, nós responderemos energicamente em consulta com os nossos parceiros internacionais."

O parlamento do Irã aprovou um projeto de lei para reduzir as relações diplomáticas de Teerã com Londres ao nível de negócios dentro de duas semanas, retirando os seus respectivos embaixadores de ambos os países. O texto precisa ser ratificado por um órgão fiscalizador para se tornar lei.

A decisão é vista como uma resposta ao apoio oferecido por Londres na semana passada aos novos esforços dos Estados Unidos para pressionar Teerã a suspender o suposto programa de armas nucleares. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
IrãdiplomaciaReino Unidoexpulsão

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.