Ben Birchall/PA via AP
Ben Birchall/PA via AP

Reino Unido lança moeda para marcar Brexit

Sete milhões de moedas devem entrar em circulação até o final do ano

Redação, O Estado de S.Paulo

31 de janeiro de 2020 | 19h04

LONDRES - Começou a circular nesta sexta-feira, 31, no Reino Unido a nova moeda cunhada pelo governo britânico para marcar a saída do país da União Europeia. A moeda de 0,50 libra esterlina traz a inscrição "Paz, prosperidade e amizade com todas as nações" e a data do Brexit  – 31 de janeiro de 2020.

Cerca de 3 milhões de moedas serão distribuídas a bancos, correios e lojas a partir desta sexta-feira, informou o governo. Outras 7 milhões entrarão em circulação no final do ano. 

O ministro das Finanças, Sajid Javid, que também comanda a Casa da Moeda, recebeu o primeiro lote de moedas na última semana. “Sair da União Europeia é um momento decisivo em nossa história e esta moeda marca o início deste novo capítulo”, afirmou na ocasião.

O Reino Unido tentou lançar moedas comemorativas do Brexit em duas ocasiões anteriores. A primeira tentativa trazia a inscrição 29 de março de 2019, primeira data prevista para a saída. Com o adiamento do prazo para o dia 31 de outubro, outras moedas foram cunhadas  – e precisaram ser derretidas depois. 

O projeto de lei que implementa a saída do Reino Unido do bloco europeu tornou-se oficialmente lei na quinta-feira. Depois de mais de três anos de disputas amargas sobre como, quando e se o Brexit deve acontecer, o Reino Unido deixará a UE às 23h GMT nesta sexta-feira (20h de Brasília). /Reuters

Tudo o que sabemos sobre:
Brexit [Reino Unido]

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.