Efe
Efe

Réplica de 8,2 graus atinge ilha de Sumatra, sob alerta de tsunami

Este terremoto é a terceira réplica ao tremor de 8,6 graus que afetou a costa da Indonésia, próximo à província de Aceh

estadão.com.br,

11 de abril de 2012 | 07h16

Texto atualizado às 9h01

BANDA ACEH, INDONÉSIA - Um terremoto de 8,2 graus de magnitude na escala Richter atingiu nesta quarta-feira, 11, a ilha de Sumatra, na Indonésia, que já se encontra sob alerta de tsunami.

Este terremoto é a terceira réplica ao tremor de 8,6 graus que afetou a costa da Indonésia, próximo à província de Aceh, e gerou um alerta de tsunami em 28 países banhados pelo Oceano Índico.

Pânico

O alerta de tsunami nos países ao longo do Oceano Índico após a ocorrência de um terremoto de 8,7 graus de magnitude no mar da Indonésia levou pânico aos moradores do litoral da região

Pessoas fogem para pontos mais altos em carros e motocicletas. Muitos choram, outro gritam "Deus é grande" enquanto deixavam suas casas. Houve caos nas estradas e agitação. Relatos de moradores são ouvidos nas rádios locais e há informações de pessoas feridas durante a fuga.

O tremor foi sentido em Cingapura, Tailândia, Bangladesh, Malásia e Índia. Prédios de apartamentos e escritórios mais altos na costa oeste da Malásia sofreram abalos por pelo menos um minuto.

Medidas

O Centro Nacional de Alertas de Desastres da Tailândia ordenou evacuação de moradores de seis províncias ao longo da costa oeste, incluindo os destinos turísticos mais populares do país, Phuket, Krabi e Phang-Nga.

O solo da Indonésia possui várias falhas que a torna propensa a atividades vulcânicas e sísmicas. Em 26 dezembro de 2004, um terremoto de 9,1 graus de magnitude provocou um tsunami no Oceano Índico que deixou 230 mil mortos, quase três quartos deles em Aceh.

As informações são da Agência Estado, AP e Efe

Tudo o que sabemos sobre:
ÁsiaterremotoalertatsunamiIndonésia

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.