Representante da ONU se reúne com governo ucraniano

O subsecretário-geral das Nações Unidos para temas políticos, Jeffrey Feltman, chegou a Kiev nesta quarta-feira. Enquanto isso, o presidente da Suíça, Didier Burkhalter, que também preside a Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), está em Moscou para se reunir com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. As visitas integram uma série de atividades diplomáticas direcionadas para reduzir as tensões na Ucrânia.

AE, Agência Estado

07 Maio 2014 | 11h09

Feltman se encontrou hoje com o presidente interino da Ucrânia, Oleksandr Turchynov. Na terça-feira, Feltman passou por Moscou e se encontrou com Gennady Gatilov, um vice-ministro das Relações Exteriores. O secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, William Hague, também chegou à Ucrânia para conversar com os líderes do país.

Em outro fronte, Burkhalter deve se encontrar com Putin para discutir Ucrânia e o status dos observadores da OSCE em missão. Oito observadores militares internacionais que viajavam com a missão da OSCE e foram feitos reféns por insurgentes pró-Rússia na cidade de Slaviansk, no leste do país, foram libertados no sábado.

Os Estados Unidos e as nações europeias intensificaram os esforços diplomáticos antes da eleição presidencial na Ucrânia, marcada para 25 de maio, porque a insurgência pró-Rússia segue se manifestando, especialmente no leste. Fonte: Associated Press.

Mais conteúdo sobre:
Onu ucrânia diplomacia eleições

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.