Representantes da UE e Irã devem se encontrar em breve

A chefe de política externa da União Europeia, Catherine Ashton, disse nesta sexta-feira que espera chegar a um acordo com o Irã sobre a data das negociações referentes ao programa nuclear do país do Oriente Médio. Ashton deve se encontrar com o ministro de Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em setembro.

AE, Agência Estado

06 Setembro 2013 | 08h18

Ashton conversou com Javad Zarif nesta sexta-feira pela manhã e eles concordaram em se encontrar durante a semana de reuniões da Assembleia Geral da ONU.

Segundo Ashton, que preside o grupo de seis potências internacionais que negociam com o Irã sobre seu programa nuclear, ela disse a Zarif que foi positivo ouvir que o ministério de Relações Exteriores do Irã vai assumir o comando das negociações.

Mas ela afirmou que ainda não havia sido informada se Zarif - ou alguém no Ministério de Relações Exteriores - será o interlocutor nas negociações nucleares.

"Eu disse a ele que nós estamos prontos para chegar muito rapidamente a negociações. Espero que quando nos encontrarmos em Nova York, vamos ter a oportunidade de definir datas", disse ela. Ashton afirmou que o grupo está sempre disposto a ouvir boas propostas do Irã, "mas nós realmente queremos agir agora rapidamente para resolver isso". Fonte: Dow Jones Newswires.

Mais conteúdo sobre:
União Europeianuclear

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.