Resultado final confirma vitória de Peña Nieto no México

Enrique Peña Nieto, do Partido Revolucionário Institucional (PRI), venceu a eleição presidencial do México, informou nesta sexta-feira o Instituto Federal Eleitoral (IFE), que divulgou os resultados finais após um pedido de recontagem dos votos de seu principal rival, o candidato do Partido da Revolução Democrática (PRD), Andrés Manuel López Obrador.

AE, Agência Estado

06 de julho de 2012 | 12h02

Segundo os números finais, Peña Nieto recebeu 38,21% dos votos, ante 31,59% de López Obrador e 25,41% da candidata do governante Partido da Ação Nacional (PAN), Josefina Vázquez Mota. Os resultados foram anunciados após uma recontagem de pelo menos metade dos 143.144 postos de votação do país.

López Obrador participou de uma entrevista à imprensa nesta quinta-feira reiterando sua acusação de que o PRI tentou "comprar" votos ao distribuir 1,8 milhão de cartões-presente no montante de "bilhões de pesos". O candidato do PRD, porém, não convocou grandes protestos como em 2006, quando ele perdeu por menos de um ponto porcentual e reclamou de fraude, provocando manifestações organizadas que paralisaram a Cidade do México por mais de um mês. As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.