Juan Karita/AP
Juan Karita/AP

Resultado oficial confirma vitória de Arce na eleição da Bolívia

Com 55,1% dos votos, aliado de Evo Morales saiu vitorioso já no primeiro turno

Redação, O Estado de S.Paulo

23 de outubro de 2020 | 11h40

A vitória de Luis Arce, do Movimento Ao Socialismo (MAS), na eleição presidencial na Bolívia foi confirmada nesta sexta-feira, 23. Com a apuração final, Arce ficou com 55,1% dos votos, derrotando já no primeiro turno seu principal adversário na disputa, Carlos Mesa, que conquistou 28,8% dos votos. 

Aliado de Evo Morales, Arce já havia comemorado a vitória na segunda-feira, quando  projeções o apontaram como presidente eleito da Bolívia. Na ocasião, ele disse que a Bolívia “recuperou a democracia” e defendeu “um governo de unidade nacional”.

O resultado também já havia sido reconhecido pela presidente interina, Jeanine Áñez, e por Carlos Mesa. Na segunda, Mesa disse que as projeções eram “muito contundentes e muito claras”, e declarou que lhe cabia apenas “reconhecer que há um vencedor na eleição”. “É nossa vez de liderar a oposição”, tuitou o ex-presidente. No domingo, Jeanine Áñez, feroz opositora de Evo, também disse que“Arce e Choquehuanca venceram a eleição”. “Felicito aos vencedores e peço que governem pensando na Bolívia e na democracia”, afirmou.

Agora, Arce espera pela proclamação formal do resultado, que, segundo o Tribunal Superior Eleitoral do país, está prevista para a tarde desta sexta./EFE

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.