Matilde Campodonico/AP
Matilde Campodonico/AP

Retrospectiva 2011: Hugo Chávez, da Venezuela, anuncia ter câncer

Ele, porém, já declarou estar curado da doença; houve rumores, à épóca, que ele se trataria no Brasil

estadão.com.br,

20 de dezembro de 2011 | 17h26

CARACAS, VENEZUELA, 30 DE JUNHO - Diante de rumores e informações desencontradas, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou em 30 de junho que tinha câncer. A revelação foi feita na realidade a partir de Cuba, onde o líder socialista fez boa parte do tratamento, em um discurso transmitido pela TV para a Venezuela.

 

Veja também:

especialESPECIAL: Veja a retrospectiva da Internacional
tabela ESPECIAL: Veja a retrospectiva de 2011

 

Chávez adotou o "novo visual" careca, como ele mesmo chegou a dizer, e em 20 de outubro declarou-se curado após as várias sessões de quimioterapia pelas quais passou em Havana.

 

Contudo, o presidente nunca deu muitos detalhes sobre a doença - sabe-se apenas que o tumor estava localizado na região pélvica. Em nenhum momento, porém, Chávez pareceu fraco ou abatido.

 

O anúncio de Chávez chegou a gerar dúvidas sobre o futuro político da Venezuela, já que a doença poderia fazer com que o presidente deixasse o cargo em algum momento para dar continuidade ao tratamento. Mas ele não deixou suas funções e comemorou a vitória de seu partido, o Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV), nas eleições parlamentares. 

Tudo o que sabemos sobre:
retro2011chávezvenezuelacâncer

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.