Will Burgess/ Reuters
Will Burgess/ Reuters

Revelada lista de convidados e assentos do casamento real no Reino Unido

O jogador David Beckham, o cantor Elton John e o ator Rowan Atkinson, que interpreta Mr. Bean, irão à cerimônia

AP/ Agência Estado

23 de abril de 2011 | 15h15

LONDRES - A lista completa de convidados e o esquema de assentos para o casamento real do príncipe William e Kate Middleton foram divulgados neste sábado, 23, pela monarquia britânica.

 

Muitos dos 1.900 convidados já haviam sido revelados pela mídia semanas atrás, incluindo a estrela do futebol David Beckham e sua esposa Victoria, o cantor Elton John e o diretor de cinema Guy Ritchie. Mas a confirmação de personalidades como a cantora soul Joss Stone e o ator que interpreta Mr. Bean, Rowan Atkinson - amigo próximo do príncipe Charles, pai de William - é novidade.

 

O palácio de St. James também confirmou a presença do príncipe do Bahrein, Salman bin Hamad Al Khalifa, apesar da preocupação dos britânicos sobre como ativistas estão sendo tratados no país. A família real do Bahrein ordenou uma brutal repressão contra manifestantes pró-democracia, que começou em meados de fevereiro. Pelo menos 30 pessoas morreram, incluindo quatro que estavam sob custódia. Muitos ativistas conhecidos e advogados foram detidos.

 

Cerca de 40 membros da realeza de países estrangeiros, incluindo Dinamarca, Noruega, Espanha, Tailândia e Marrocos, comparecerão ao casamento. Autoridades de defesa e do governo britânico também foram convidados, bem como soldados que lutaram no Afeganistão e pessoas que atuaram nas instituições de caridade do príncipe William.

 

Veja também:

linkFesta que não é só para inglês ver

linkWilliam e Kate vão se casar. Tirem-me daqui

linkCerimônia será transmitida pelo YouTube

linkBritânicos planejam fugir do casamento real

blog BLOG: Um casamento inusitado

video TV Estadão: Os preparativos para o casamento

 

Autoridades do palácio disseram que apenas membros da realeza dos outros países tradicionalmente recebem convites para o casamento real. Líderes políticos que não fazem parte da Comunidade Britânica, como os presidentes Barack Obama e Nicolas Sarkozy, não foram convidados.

 

O plano de assentos para cerimônia de 29 de abril na Abadia de Westminster revelou que poucos testemunharão o acontecimento de perto. Cerca de 1 mil pessoas se sentarão na seção da abadia, em que a visão do altar é restrita.

 

A rainha Elizabeth II e outros membros da família real ficarão na primeira fila do corredor da família de Middleton, perto do santuário da Abadia, onde William e sua noiva ficarão durante a cerimônia. Os parentes de Kate Middleton se sentarão com alguns amigos e a família Spencer, da falecida princesa Diana.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.