Riad doa US$ 70 mi para programa habitacional em Gaza

A agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para refugiados palestinos, a UNRWA, informou hoje que a Arábia Saudita vai contribuir com US$ 70 milhões para a construção de unidades habitacionais na Faixa de Gaza. Israel autorizou a construção de 1.200 residências e 18 escolas em Gaza, no que é um dos maiores projetos habitacionais feito nos últimos anos no território costeiro.

AE, Agência Estado

22 de junho de 2011 | 18h09

Israel, que faz o controle dos materiais que entram no território, proibiu a entrada de materiais de construção no território desde que militantes do Hamas tomaram o controle da região em 2007. O governo israelense teme que itens como cimento, metal e vidro sejam usados para propósitos militares pelos governantes do Hamas.

O porta-voz da UNRWA, Chris Gunness, disse hoje que o teste para resolução de Israel será ver se o país vai permitir a entrada de milhares de caminhões com material de construção para a cidade de Rafah, onde as casas serão construídas. O Exército de Israel disse que não tem objeções ao dinheiro saudita, contanto que grupos internacionais supervisionem a construção. O Japão também patrocina o projeto. As informações são da Associated Press.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.