Eric Gay/AP
Eric Gay/AP

Rick Santorum vence prévias republicanas no Alabama e no Mississippi

Favorito ao posto republicano para enfrentar Obama, Romney sofre outro revés nas primárias

Denise Chrispim Marin, Correspondente,

14 de março de 2012 | 00h10

WASHINGTON - O conservador moderado Mitt Romney, favorito na disputa republicana pelo posto de candidato à Casa Branca na eleição de novembro, perdeu nesta terça as primárias no Alabama e no Mississipi. Com quase a totalidade dos votos apurados em ambos os Estados sulistas, o ultraconservador Rick Santorum já fora considerado vitorioso no Alabama e no Mississippi. Newt Gingrich, ficou em segundo lugar.

Com 69% dos votos apurados em Alabama, Santorum acumulava 35% e era seguido por Gingrich, com 30%. Romney obteve 28%. No Mississippi, com 96% dos votos já registrados, Santorum estava com 33%, e Gingrich vinha em seu encalço, com 31%. Romney estava com 30%. "Vencemos de novo", festejou Santorum, vitorioso em outros seis Estados. "Nós podemos fazer a diferença", completou aos eleitores de Lafaiette, Lousiana.

As primárias desta terça dos Estados Unidos tornaram-se decisivas para esses três pretendentes. A derrota de Gingrich nesses Estados tende a ser devastadora para sua campanha. Ele vencera apenas em dois outros Estados sulistas, a Georgia e a Carolina do Sul, e apostava na dupla vitória ontem. Se perder também no Mississippi, sua renúncia será esperada. Para Romney, o terceiro lugar em ambas as disputas mostra o quanto será difícil conquistar o eleitorado mais conservador nas próximas etapas, no Missouri e na Louisiana

A vitória de Santorum no Alabama foi garantida pelos conservadores mais radicais e pelos eleitores evangélicos, os mais atraídos por seu discurso em todo o país. Os resultados deverão dar maior vigor para sua disputa com Romney.

Alabama e Mississipi, juntos, definirão 90 delegados para a convenção republicana de agosto, quando o candidato com mais de 1.144 delegados será declarado o opositor de Obama. Segundo o New York Times, Romney liderava a disputa com 454 delegados. Santorum tem 217, Gingrich, 107, e Ron Paul, apenas 47. Votações estavam marcadas ontem também no Havaí, o Estado natal de Obama.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.