Behrouz Mehri/AFP
Behrouz Mehri/AFP

Rohani lidera a contagem de votos no Irã, segundo resultados preliminares

Mais de 40 milhões de pessoas foram às urnas na sexta

O Estado de S.Paulo

20 Maio 2017 | 04h02

TEERÃ - O presidente iraniano e candidato à reeleição, o moderado Hasan Rohani, encabeça a recontagem de votos à frente do principal rival, o clérigo conservador, Ebrahim Raisi, segundo resultados preliminares anunciados neste sábado, 20. 

Até o momento, ele teria obtido mais de 14,6 milhões de votos dos cerca de 26 milhões contabilizados, ou cerca de 56%, o que lhe daria a vitória no primeiro turno. Raisi recebeu pouco mais de 10,1 milhões, 39% das intenções. 

Chefe da Comissão Eleitoral, Ali Asghar Ahmadi indicou que eSses resultados são preliminares, já que a recontagem continua. As cifras exatas devem ser anunciadas nas próximas horas. 

Mais de 40 milhões de pessoas participaram das eleições presidenciais, segundo Ahmadi, que qualificou a cifra como "alta". 

A votação começou às 8hs da manhã nos 63,5 mil colégios eleitorais habilitados em todo o país e se extendeu até a meia noite devido à alta participação. Centenas de cidadãos faziam filas para exercer o direito a voto. 

As eleições significaram quase uma espécie de plebiscito entre o projeto moderado e aberto de Rohani e do conservador de Raisi. / EFE

 

Mais conteúdo sobre:
TEERÃ

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.