John Grees/Reuters
John Grees/Reuters

Romney mantém apoio e Santorum sobe nas pesquisas republicanas

Melhores da prévia de Iowa se preparam para novas disputas que decidirão candidato do partido

Efe

05 de janeiro de 2012 | 16h57

WASHINGTON - O ex-governador de Massachusetts Mitt Romney continua como o pré-candidato mais apoiado pelos eleitores republicanos entre os nomes que disputam a candidatura pelo partido, embora o respaldo ao ex-senador Rick Santorum tenha aumentado, de acordo com números de uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 5, pelo jornal Washington Times.

 

O levantamento aponta que Romney tem um índice de apoio de 38%, seguido pelo deputado do Texas Ron Paul, que tem 24%. Santorum é o terceiro, com 10,8%. Na semana passada, segundo uma versão anterior da pesquisa, o índice do ex-senador era de apenas 3%. Newt Gingrich, ex-presidente da Câmara dos Representantes, tem 9,1%, enquanto o ex-governador de Utah Jon Huntsman tem 8%.

 

Romney venceu as prévias de Iowa com uma diferença de apenas oito votos para Santorum. Este último revelou-se uma grande surpresa no caucus, pois o apoio dos eleitores a ele cresceu nos últimos dias de campanha no Estado. Ambos tiveram um índice de respaldo de 25%, apesar da diferença mínima.

 

Santorum e Romney iniciaram a campanha fortalecidos e agora são os principais nomes para ocupar o posto de candidato oficial. O nome que enfrentará o presidente Barack Obama nas eleições em novembro será definido na Convenção Nacional do Partido Republicano em agosto. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.