Rússia e Síria preparam plano sobre armas, diz ministro

A Rússia está trabalhando com a Síria para preparar um plano concreto para colocar as armas químicas do país do presidente Bashar Assad sob controle internacional, disse o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira.

AE, Agência Estado

10 de setembro de 2013 | 07h05

"O lado russo está atualmente preparando um plano viável, exato e concreto, sobre o qual o lado sírio está sendo contatado literalmente agora", disse Sergei.

O ministro acrescentou que a proposta de colocar armas químicas sob controle internacional "não é bem a iniciativa russa", uma vez que ela surgiu de contatos com autoridades norte-americanas e comentários do secretário de Estado dos EUA, John Kerry. Na segunda-feira, Kerry sugeriu que o presidente sírio, Bashar Assad, poderia evitar uma intervenção militar se entregasse suas armas químicas para a comunidade internacional.

"John Kerry e eu estamos em contato", disse Lavrov ao acrescentar que os dois se falaram na segunda-feira por telefone. Fonte: Dow Jones Newswires.

Mais conteúdo sobre:
RússiaSíriaplano

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.