Rússia entrega combustível nuclear ao Irã

A Rússia entregou 30 toneladas de combustível para a primeira usina nuclear do Irã, na cidade portuária de Bushehr, informou hoje a emissora de televisão Al-Alam, sediada em Teerã. "A Rússia entregou trinta toneladas de combustível nuclear para a usina de Bushehr" nos dias 4, 8 e 11 de maio", disse Hamid Qaemi, porta-voz da organização de energia atômica do Irã, à Al-Alam. Não foram divulgadas outras informações sobre o desembarque.

AE, Agência Estado

11 de maio de 2011 | 17h30

Em 2008, Moscou entregou "82 toneladas de combustível enriquecido de 1,6% para 3,6% juntamente com equipamento suplementar para a usina nuclear de Bushehr", acrescentou. As informações sobre a entrega de um novo carregamento de combustível surgem um dia depois de a agência nuclear russa, a Atomstroyexport, ter realizado com sucesso um teste pré-lançamento em Bushehr.

A construção da usina teve início na década de 1970 com a ajuda da companhia alemã Siemens, mas a empresa deixou o projeto após a revolução islâmica de 1979. No início da década de 1990, o Irã buscou ajuda para o projeto após ter sido rejeitado pela Siemens, que alegou temores sobre a proliferação nuclear. Em 1994, a Rússia concordou em concluir a usina e fornecer o combustível, num acordo que obriga o Irã a devolver o combustível utilizado. O acordo foi assinado em 1995. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
IrãRússiacombustível nuclear

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.